quinta-feira, 2 de junho de 2011

CRESCENDO E TENTANDO ACERTAR


Por incontáveis vezes, eu me propunha a falar de mim, de minha vida, de meus medos, de minhas metas... Eu acreditava que dessa forma, eu conseguiria entender o porquê da minha incansável busca do NADA que, na verdade, eu acho que é meu TUDO.
Realmente devo ser louca. Mas louca assim eu nasci... e continuei crescendo.
Por muito tempo permaneci naquela cidadezinha, onde todos se conheciam, ou melhor, nos conheciam. Vivi momentos intensos e importantes da minha vida. Realmente marcantes.
Relembro hoje, com saudade, do primeiro namorado... da brincadeira do Pera, Uva ou Maçã... das festas que eu não participei... das férias com a casa cheia... das bebedeiras... do campo de vôlei perto da igreja onde, todas as tardes, exercitava o meu lado atleta de ser... dos treinos e ensaios na escola... dos tombos de bicicleta... das brigas com os irmãos... das surras merecidas e as não-merecidas... das amizades.
Enfim todas essas situações que aconteceram e passaram estarão sempre presentes, mesmo que na minha memória. E, tenho uma memória de elefante!!! E sonhos coloridos!!! Literalmente, meus sonhos são coloridos e minha mãe sempre ficou intrigada com os detalhes, de forma e cores, com que descrevo os sonhos que tenho durante o sono.
Voltando ao meu crescer... Às minhas pequenas intensas lembranças... A partir de então, já não era mais a menininha dengosa e chorona. E sim a "pestinha". Minha mãe sempre diz que depois dos sete anos, virei uma peste! Por que será? Melhor não tentar explicar. Talvez eu me perderia em meus devaneios.
Com o meu crescer, surgiram as R-E-S-P-O-N-S-A-B-I-L-I-D-A-D-E-S. E mesmo tendo que me adaptar a elas, de uma hora pra outra, eu desempenhava bem o meu papel de pessoa responsável. Trabalhava e estudava. Sempre fui passional e determinada. Se eu queria uma coisa, eu conseguia. E hoje em dia, a história não é diferente. Engraçado, pensando hoje sobre isso, e relembrando o perfil da artista que sou, percebo quanto da minha essência mantenho. O quanto nunca deixei de ser EU. Mesmo que em determinado momento eu tenha me envolvido, de corpo e alma, com várias situações tentando mostrar para os outros, o quanto EU era capaz. Mesmo assim, não consigo ainda trabalhar com críticas. Acho que ninguém gosta de ser criticado... por ninguém.
Com isso, fui me tornando perfeccionista. O que em partes foi bom... E em partes uma droga! Exigia sempre muito de mim. E quando não atingia o resultado que esperava, me chateava. E por que essa vontade enorme de querer acertar? Não falam, por aí, que é com os erros que a gente aprende? Errar... Sofrer... Dizem que o sofrimento é a lapidação do espírito. Nem sei se é o fato de sofrer ou não e, sim, de ser feliz. Eis aí uma questão que eu, particularmente acho difícil: o que é ser feliz?
SER FELIZ É ALMEJAR APENAS AQUILO QUE A VIDA NOS OFERECE.
Se eu pensar na frase que um dia escutei de um grande amigo. Ah... como fui e sou feliz. Pois a vida já me ofereceu tanto!!! Tenho filhos MA-RA-VI-LHO-SOS (há um tempo eu não escreveria dessa forma), um emprego legal, um salário invejado, uma casa, que mesmo não sendo minha é perfeita, saúde, disposição, vontade, garra... Agora tenho anjos também... Anjos lindos e que me aceitam, assim como sou!
Pra que mais? Mesmo com todas essas evidências, ainda me questiono: o que é ser feliz? Será que quando somos criança, com coração puro, é mais fácil entender isso? Pois depois de crescermos (um pouco), não nos preocupamos em manter o espírito puro ou a pureza do espírito (isso é a mesma coisa?)
Ser feliz é ter amor e prazer nas grandes pequenas coisas que fazemos? E fazer tudo por/com amor?
Será que é viver intensamente todos os mínutos e não um dia especial? (acredito que todos os dias são especiais, mesmo quando acontecem coisas que você não previa) É arriscar sempre, pois estando vivos, poderemos aprender ainda muito mais? É acreditar que somos eficientes e capazes? Acredito que felicidade está mais relacionado com um ESTADO DE ESPÍRITO. Um estado de tranquilidade. Se estou bem comigo, transmito esse estado pra mim, e pros outros. Eu sou feliz... e nem sabia disso!!! Tenho meus momentos de euforia... de alegria intensa e, por via de regra, expansiva. Alegria é felicidade? Ser ou estar feliz... Eis a questão!

2 comentários:

  1. Crescer é sempre um estado um estado transitivo, não é verdade?
    ...Você também parece ser ''anjo'' de várias outras pessoas... Admiro muito isso!!! E sobre a questão do estado de espírito, harmonia gera harmonia, felicidade gera felicidade, e às vezes perguntamos muitos ''por ques'' enquanto só nos resta a aceitar e vivermos felizes pelo que é, não pelo que queríamos que fosse!

    ResponderExcluir
  2. ... e ressalto, ser capaz de''A-C-E-I-T-A-R'' quer dizer que você está pronta para ser feliz.

    ResponderExcluir